segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

O “Pantera Negra” deambulando por aí…

 

 

Texto e fotos: Luís de Matos

 

------------------------------------------------------------------


 

Foto: O “Pantera Negra” deambulando por aí.

A verde, estão os países já percorridos a bordo do nosso Range Rover Classic, com três décadas e mais de 440.000 km de bons e fiéis serviços.

 

 

As tais viagens familiares…, de carro! Algo diferente e que, hoje em dia, já poucas famílias sabem apreciar. Às vezes torna-se difícil de explicar aos nossos amigos porque é que gostamos de viajar de determinada maneira (mais cansativa, até!), nomeadamente de automóvel…, um pouco à moda antiga. De facto, cada vez mais acho que só quem experimenta algo diferente do típico “avião + hotel, tudo preparado por outros”, consegue atingir aquele prazer de gozar as viagens por, pelo menos, três vezes… Quando as prepara, quando as realiza e de cada vez que as recorda! Aprende-se imenso (costumo chamar-lhes “visitas de estudo”) e a experiência é muito mais abrangente! E, de longe, mais económica!


Este blogue "Calamum sumere" começou mais como uma experiência de brincadeira... Há uns (muitos!) anos, com o pretexto de explicar à nossa filha o que era essa coisa dos "blogues", inspirei-me num ou noutro e, toca a escolher o mais simples (a "lei do menor esforço" de certo que foi escrita por um português!) e a desatar a debitar umas quantas linhas... Sobre o quê? Bem... Parecia que o que estava mesmo a dar, para além de ser perfeitamente inócuo de todos os pontos de vista, era escrever sobre viagens! Depois... Bem, depois bastava atulhar a coisa com umas quantas fotografias... et voilá! Enfim, uma espécie de “amontoado de fotografias, com umas linhas de prosa de permeio”… Para mais tarde recordar, como dizia aquele velho anúncio da Kodak! Ah! E também convinha arranjar um titulozito à maneira para o dito cujo blogue... “Calamum sumere”! Uma coisita que até fizesse apelo a alguma erudição de café e a um suposto douto autor... No final, até soava bem e, nunca se sabia quem é que no futuro iria passar os olhos pelos escritos... Hoje em dia, acaba por ser um pequeno “registo familiar” de algumas viagens e peripécias que temos vivido. Alguns dos textos já serviram de base a viagens similares de vários amigos, da mesma forma que os escritos de outros "viajantes" me inspiraram e ajudaram a planear algumas das viagens que fizemos, especialmente naquela "obscura arte" de encaixar tudo o que se pretende ver e fazer num reduzido número de dias de férias...!



 

Foto: No “Cabo Norte”, a 71º 10’ 21” de latitude Norte.

 

Alguns dos artigos publicados neste blogue “Calamum sumere” foram, também, transpostos para dois grandes livros de viagens:
    - “De carro, por aí fora… Do ‘Cabo da Roca’ ao ‘Cabo Norte’… e outras histórias”, editado em 2012
    - “De carro, por aí fora… Viagem, não ao ‘Centro da Terra’, mas à Terra do Gelo e do Fogo… e outras histórias”, editado em 2018

Para este ano de 2024, prevê-se a edição do terceiro livro, “De carro, por aí fora… Para lá da ‘cortina’… uma volta pela Europa Central e de Leste… e outras histórias”.

As histórias são sempre escritas numa perspectiva muito, mas mesmo muito, pessoal e familiar (incluindo nessa noção alargada de família, o tal “Pantera Negra”, já com três décadas e mais de quatrocentos e quarenta mil quilómetros de bons e fieis serviços!). “Pantera Negra” foi o nome com que a nossa filha baptizou o carro, numa época em que ainda se deliciava com as histórias do “Moggli, o filho da selva” e dos seus inseparáveis amigos, o urso Balú e a pantera negra Baghera… E “Pantera Negra” ficou, até hoje!

Dos quarenta e quatro países, em quatro continentes, que já visitamos (em trabalho e em lazer), a bordo do "Pantera Negra" já percorremos trinta e cinco países, em dois continentes. Portugal de lés-a-lés, claro está. Mas também Marrocos, Espanha, Andorra, Grã-Bretanha (incluindo as Highlands da Escócia, as ilhas Hébridas, a Irlanda do Norte e Gibraltar), França, Mónaco, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega (onde fomos mesmo até ao Cabo Norte!), Liechtenstein, Islândia, Áustria, Suíça, Eslováquia, Hungria, Croácia, Bósnia Herzegovina, Eslovénia, República Checa, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Irlanda, Montenegro, Albânia, Grécia, São Marino... Algumas destas viagens, só em família e outras, também com amigos de longa data. Ao que consta, este será o Range Rover Classic português que mais países percorreu…

:-)



 

Foto: O “centro” e os “quatro cantos” da Europa continental.

 


Também, pelo menos até à data, apenas tenho colocado no blogue histórias de viagens que envolvem o dito carro (mais um pequeno “Conto de Natal”, ainda com o “Águas Belas”, um Land Rover 88 Series III que também tivemos)… 


Sem prejuízo do “avião + hotel” quando as circunstâncias a tal aconselham, gostamos de viajar no “Pantera Negra”, em família.


São viagens um pouco à moda antiga e num veículo que se pode considerar um clássico. Têm um charme especial, um envolvimento familiar diferente e permitem conhecer de uma forma mais abrangente as gentes e os locais. Para os mais novos, então, são uma “aula contínua” embebida em passeio e diversão.


Também nos “põem à prova”. Já tivemos uma tentativa de assalto / “sabe-se lá o que poderia ter acontecido!”, em pleno Parque Natural das Gargantas do Verdon. Já tivemos uma avaria séria a caminho do Cabo Norte e outra a caminho de São Petersburgo. Já tivemos, até, um acidente nas dunas do Erg Chebbi. Tudo se resolveu, em alguns casos, por nós próprios. Nos outros casos, com o auxílio de pessoas absolutamente extraordinárias! Ficaram experiências, histórias e amizades. A verdade, é que também “crescemos” como pessoas a bordo do “Pantera Negra”!


Os dias de férias anuais são um bem escasso e obrigam a um bom planeamento. Onde ir, o que ver, o que fazer, a que espectáculos assistir, os horários, os tempos de trajecto, as ligações de ferry-boat, as autorizações / condições de segurança e de acesso a determinados locais, onde ficar, o que levar, sem esquecer a manutenção do “Pantera Negra”. Aos dias de hoje, contudo, tudo se torna mais fácil. Guias, mapas, revistas, contactos, etc., são tudo coisas perfeitamente disponíveis. Depois, há o inestimável contributo dos amigos e conhecidos, que “já lá estiveram”, ou que conhecem “quem já lá esteve” e que nos dão aquele alerta e aquela sugestão…, que fazem toda a diferença!


 

Foto: No “Lago Izeli”, nas montanhas do Alto Atlas, em Marrocos.

 

 

Procuramos sempre um equilíbrio entre as etapas mais a "devorar quilómetros" e os dias de visitas mais locais e detalhadas. Onde viável e adequado, privilegiamos as vias secundárias e caminhos de enorme beleza. O “Pantera Negra” sente-se em casa nestes passeios! Seguro, espaçoso, confortável e multifacetado… Veloz quanto baste, quando a estrada a tal convida. Ágil naquele caminho que nos permite ir para lá do asfalto. Alto o suficiente para vermos melhor… Só não passamos despercebidos, claro! 


    - Quem são?... De onde vêm?... Que voltas vão dar?...


Do que mais gostamos… De tudo! Mas as pessoas, sempre as pessoas, têm sido o “toque de Midas” nas recordações e histórias que trazemos! E, como referido no início deste artigo, as viagens gozam-se por, pelo menos, três vezes… Quando se preparam, quando se concretizam e de cada vez que se recordam!


Resumindo e à laia de índice, os tópicos que já colocados neste blogue “Calamum sumere”, são os seguintes:

 

. Dos 'Lagos' ao Mar Jónico...



. Andaluzia – Pelas fronteiras Oeste do antigo Reino Nasrida de Granada...




. Irlanda – Uma incursão pela “Ilha Esmeralda”...


 

. Pelas brumas misteriosas da Bretanha e Normandia...




. Para lá da "cortina de ferro"... uma volta pela Europa Central e de Leste



 

. Islândia – Viagem, não ao “centro da terra”, mas à “terra do fogo e do gelo”…



 

. “Música no coração”, ou uma “valsa” pelos Alpes e arredores




. De “Cabo” a “Cabo”… Uma viagem familiar entre os extremos Oeste e Norte da Europa




. Roteiro Celta… Escócia e Hébridas, que também são Escócia




 . Abrantes > Vilamoura, via Gerês, Andorra, Barcelona, Alicante



 

. Côte D’Azur e “arredores”, incluindo as “Cinque Terre”…




 . Marrocos  – Emoção e paixão – Um passeio com o Clube LeiriVida TT



 

. Picos da Europa – Roteiro para uma incursão familiar



  

. Voltas pela Andaluzia… da Atlântida perdida ao deserto do Califado

 



. Um conto de Natal – O meu primeiro “atolanço




E pronto, assim se vão desenrolando estes contos da loucura normal. Uma “loucura” muito saudável, diria eu!

:-)

 

Boas viagens!

 

 

      Luís de Matos